O DESAFIO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA BÁSICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Vera Nácia Duarte Franco
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto UERJ
  • Lidiane Aparecida de Almeida UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26617

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26617

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a importância de compreender como os processos e as práticas educacionais interferem na qualidade da educação. Parte-se do pressuposto de que a boa formação do docente é essencial para que se estabeleça uma prática reflexiva, consciente e transformadora e de que a utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) pode potencializar e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Embora a inserção das TIC configure um desafio na Educação, a pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho mostrou, entre outras coisas, que é necessária uma mudança de paradigma para a construção de uma nova escola. Tal mudança depende de investimentos na formação inicial e continuada dos professores para utilizar pedagogicamente as Tecnologias da Informação e da Comunicação de forma significativa.

 

Recebido em: 30/08/2016 | Aceito em: 30/10/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

FRANCO, Vera Nácia Duarte; PORTO, Maria Beatriz Dias da Silva Maia; ALMEIDA, Lidiane Aparecida de. O DESAFIO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA BÁSICA CONTEMPORÂNEA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 12–20, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26617. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/26617. Acesso em: 26 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS