O DESAFIO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA BÁSICA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26617Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26617
Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a importância de compreender como os processos e as práticas educacionais interferem na qualidade da educação. Parte-se do pressuposto de que a boa formação do docente é essencial para que se estabeleça uma prática reflexiva, consciente e transformadora e de que a utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) pode potencializar e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Embora a inserção das TIC configure um desafio na Educação, a pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho mostrou, entre outras coisas, que é necessária uma mudança de paradigma para a construção de uma nova escola. Tal mudança depende de investimentos na formação inicial e continuada dos professores para utilizar pedagogicamente as Tecnologias da Informação e da Comunicação de forma significativa.
Recebido em: 30/08/2016 | Aceito em: 30/10/2016
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