TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR: INTERFACE ENTRE DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Caryna Eurich Mazur Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Suely Teresinha Schmidt Universidade Federal do Paraná
  • Silvia do Amaral Rigon Universidade Federal do Paraná
  • Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10345

Palavras-chave:

terapia nutricional enteral, segurança alimentar e nutricional, direito humano, nutrição.

Resumo

A terapia nutricional enteral domiciliar (TNED) é uma modalidade de atenção à saúde e nutrição realizada no domicílio, que busca a preservação do vínculo familiar aliada ao cuidado multidisciplinar, principalmente nutricional. A TNED é importante, pois converge para os princípios de segurança alimentar e nutricional (SAN); pelo ato de não comer pela boca, o indivíduo por vezes é acometido pela piora do quadro de SAN em sua família/domicílio. Tendo a alimentação significado social e cultural, as necessidades do paciente e de sua família não podem ser ignoradas nas situações em que exista a demanda pelo uso da TNED. Há de se buscar atendê-los na sua integralidade, considerando os princípios que a SAN contempla: quantidade, qualidade, diversidade, acesso aos alimentos, de modo permanente, pautado no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

 

Biografia do Autor

Caryna Eurich Mazur, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Nutricionista. Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional – Universidade Federal do Paraná. Av. Lothário Meissner, 632, Curitiba, PR.

Suely Teresinha Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Nutricionista, Professora do  Departamento de Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional. Setor de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Silvia do Amaral Rigon, Universidade Federal do Paraná

Nutricionista e Professora do Departamento de Nutrição. Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional. Setor de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker, Universidade Federal do Paraná

Nutricionista e  Professora  Departamento de Nutrição. Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional. Setor de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado

2014-09-29

Como Citar

Mazur, C. E., Schmidt, S. T., Rigon, S. do A., & Schieferdecker, M. E. M. (2014). TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR: INTERFACE ENTRE DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(3), 757–769. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10345

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE