CONDIÇÕES DE VIDA: TRABALHO, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.37509Palavras-chave:
Catadores de material reciclável. Segurança alimentar. Promoção da saúde.Resumo
Introdução: Os catadores de material reciclável, apesar de profissionais essenciais para o desenvolvimento socioambiental dos municípios, constituem um grupo socialmente vulnerável. Assim, para as ações de promoção à saúde, é necessário entender o processo saúde/doença nesses grupos, conhecendo localmente a influência dos determinantes sociais, econômicos e culturais. Objetivo: Caracterizar as condições de saúde, de alimentação e de trabalho de catadores de material reciclável de uma associação na região metropolitana de Curitiba. Metodologia: O estudo foi exploratório descritivo e de abordagem qualitativa. A condição alimentar foi analisada pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Utilizou-se a pesquisa-ação, partindo-se da análise dos dados de caracterização do grupo. Os conteúdos que emergiram no grupo foram trabalhados em oficinas com o uso do Arco de Maguerez. Resultados e Discussões: Em um grupo de 11 participantes, sendo nove mulheres e dois homens, apenas dois entrevistados apresentaram situação de segurança alimentar, quatro em insegurança alimentar leve e seis com insegurança alimentar moderada. Percebeu-se que a saúde dessas trabalhadoras é diretamente afetada pelas condições de trabalho e alimentação, que por sua vez estão relacionadas a um nível de renda insuficiente e à baixa escolaridade. As oficinas foram uma oportunidade para a construção coletiva dos conhecimentos relacionados à saúde, partindo-se das demandas dos envolvidos. Conclusão: O autocuidado apresentou-se como questão a ser trabalhada como prioridade pelo grupo. As reflexões e ações resultantes da dinâmica da pesquisa colaboraram para um aumento no empoderamento do grupo que demonstrou interesse em seguir em frente nesse processo, principalmente no que se refere à busca de seus direitos.
DOI: 10.12957/demetra.2018.37509
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.