[EM EDIÇÃO] Perspectivas de usuários sobre a ambiência em unidade de saúde mental no contexto hospitalar
Palavras-chave:
Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental, Transtornos Mentais, Humanização da AssistênciaResumo
Objetivo: compreender a percepção dos usuários em relação à ambiência em Unidade de Saúde Mental no contexto hospitalar. Método: estudo qualitativo, realizado com usuários internados em uma Unidade de Saúde Mental hospitalar de um município do interior do Rio Grande do Sul. A produção dos dados ocorreu entre maio e agosto de 2023, com emprego de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e os três eixos da ambiência, propostos pelo Ministério da Saúde. Respeitaram-se todos os aspectos éticos para pesquisas com seres humanos. Resultados: os usuários percebem a ambiência em sua amplitude, conforme os três eixos. Contudo, há percepções de que a ambiência da unidade desafia a reabilitação psicossocial e o cuidado humanizado. Considerações finais: a percepção dos usuários deve ser considerada na implementação e aprimoramento da ambiência para garantir os seus direitos conforme asseguram as políticas públicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laura Carolina de Almeida e Souza, Priscila de Melo Zubiaurre, Rafael Pasche Silveira, Clarissa Iensen Boff, Eneida Silva dos Santos, Dilce Rejane Peres do Carmo, Rosângela Marion da Silva, Daiana Foggiato de Siqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).