Identidade profissional percebida por acadêmicos de enfermagem: da atuação ao reconhecimento e valorização [Professional identity as perceived by nursing students: from professional activity to acknowledgement and enhancement]
Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, papel do enfermeiro, competência profissional, autonomia profissional [Nursing students, nurse’s role, professional competence, professional self-determination]Resumo
Estudo descritivo que teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de um curso de enfermagem percebem a identidade profissional do enfermeiro. A coleta dos dados ocorreu de março a maio de 2009, em uma Universidade Federal do Sul do Brasil e foi utilizado um questionário autoaplicado e semiestruturado. O tratamento dos dados foi executado segundo a técnica de análise temática e possibilitou a construção de duas categorias: identidade profissional do enfermeiro percebida pelo acadêmico de enfermagem; e trabalho do enfermeiro: entre o reconhecimento e a valorização. Os 84 acadêmicos pesquisados percebiam que o enfermeiro atua em diferentes cenários, com competências específicas. Conclui-se que esse trabalho dever ser reconhecido e valorizado como qualquer outra profissão. São necessárias novas pesquisas no intuito de contribuir para a valorização e construção da identidade profissional do enfermeiro.
ABSTRACT
Descriptive exploratory study aimed at assessing nursing students’ perception of the nurse’s professional identity. Data collection was made at a Brazilian Federal University in Southern Brazil from March to May, 2009. Semi-structured and self-applicable questionnaire were used for data collection. Thematic analysis techniques provided the basis for data treatment. Two categories were outstanding: [1] the nurses’ professional identity as perceived by nursing students; and [2] the nursing work, between social acknowledgment and enhancement. The 84 research subjects acknowledged nurses work in different scenarios, with specific skills. They held nurses’ work should be socially acknowledged and enhanced as any other job. Further research must be done to enhance the nurses’ professional identity.
RESUMEN
Estudio descritptivo exploratorio tuvo como objetivo conocer de qué modo los alumnos de pregrado de enfermería perciben la identidad profesional de los enfermeros. La recolección de datos fue realizada de marzo a mayo del 2009, en una Universidad Federal del Sur de Brasil y la técnica para recolectarlos fue un cuestionario autoaplicable y semiestructurado. El tratamiento de los datos fue ejecutado de acuerdo con la técnica de análisis temático que posibilitó la construcción de dos categorías: identidad profesional de los enfermeros percibida por los alumnos de enfermería y el trabajo de los enfermeros, entre el reconocimiento y la valoración. Los 84 estudiantes participantes de este estudio percibían que los enfermeros trabajan en diferentes escenarios, con habilidades específicas y creen que este trabajo debe ser reconocido y valorado como cualquier otra profesión. Son necesarias nuevas investigaciones a fin de contribuir con la valoración y la construcción de la identidad profesional de los enfermeros.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).