Ação educativa: integrando prática assistencial e investigação sobre o acidente de trabalho com material biológico
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.87899Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Acidentes de Trabalho, Pessoal de Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: promover e analisar ação educativa sobre o acidente de trabalho com material biológico por meio da articulação entre prática assistencial e investigação. Método: pesquisa convergente assistencial, realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022 em um hospital localizado no Rio Grande do Sul. Participaram enfermeiros plantonistas e representantes dos setores de apoio e comissões. A proposta metodológica foi distribuída nas fases de concepção, instrumentação, perscrutação, análise e interpretação. Para a coleta de dados utilizaram-se pesquisa documental, entrevista semiestruturada e grupos de convergência. A análise seguiu as etapas de apreensão, síntese, teorização e transferência. Resultados: identificou-se subestimação do risco, denotando invisibilidade acerca do acidente. A partir da sugestão dos participantes, foi realizada ação educativa sobre o correto descarte de resíduos perfurocortantes. Considerações finais: a reflexão dos participantes sobre o acidente e a elaboração de ação educativa configuram-se como possibilidade para tornar a prática assistencial mais segura.
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