Estratégias do ensino de enfermagem para a inserção da ambulância nas situações de urgência (1907-1928)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.85809

Palavras-chave:

Enfermagem, Emergências, Ambulâncias, História, Ensino

Resumo

Objetivo: descrever, analiticamente, as estratégias empreendidas dos incentivadores do ensino de enfermagem para a inserção da ambulância nas situações de urgência Método: estudo histórico com base na microanálise, pelo método do paradigma indiciário. Foram utilizados livros e jornais publicados entre 1907, ano de publicação do relatório de viagem à Europa de Aldoph Possolo e 1928, publicação da obra Livro do Enfermeiro e Enfermeira de Getúlio dos Santos. Resultados: foram encontradas sete obras que trata do atendimento pré-hospitalar juntamente com recortes dos jornais da época estudada que mostram a efetividade dos serviços realizados pelas ambulâncias. Considerações finais: a aquisição de ambulâncias juntamente com o ensino de enfermagem para o atendimento pré-hospitalar foi a estratégia utilizada para a criação da cultura dos cuidados em emergência.

Biografia do Autor

Claudia Labriola, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fernando Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro e Historiador. Doutor. Docente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Pós-Graduação Mestrado Acadêmico, Profissional e Doutorado. Rio de Janeiro , RJ, Brasil.

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Publicado

23.06.2025

Como Citar

1.
Labriola C, Porto F. Estratégias do ensino de enfermagem para a inserção da ambulância nas situações de urgência (1907-1928). Rev. enferm. UERJ [Internet]. 23º de junho de 2025 [citado 25º de junho de 2025];33(1):e85809. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/85809

Edição

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