Lâmpada: Signo inventado para a enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.76004

Palavras-chave:

Enfermagem, História, História da Enfermagem

Resumo

Objetivo: refletir sobre os indícios da tradição inventada do signo da enfermagem, conhecido internacionalmente, como a lâmpada. Conteúdo: ao adotarmos o percurso do ensaio teórico para o signo inventado para a enfermagem, discutimos sobre a estética da lâmpada, sua morfologia funcional e léxico (lanterna, lucerna e lâmpada), para o efeito de sua representatividade, considerando os marcos históricos a ela relacionados. Considerações finais: entender a implicação do signo como pertencimento para os estudantes e profissionais da enfermagem é assumir sua analogia direta, por semelhança e convencional.

Biografia do Autor

Fernando Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro e Historiador. Dr. em Enfermagem. Docente da Escola de Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Líder do gp LACUIDEN.

Claudia Labriola, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira.

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem EEAP/UFF. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENGBIO), como Bolsista Capes/DS.

Sonia Regina de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Jaaneiro. Coordenadora de Curso do PPGENBIO

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Especialista em História da Enfermagem. Professor da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Porto, F., Labriola, C., Souza, S. R. de, & Silva, G. T. R. da. (2023). Lâmpada: Signo inventado para a enfermagem . Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e76004. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.76004

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa