A FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO CAP-UERJ: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O ENSINO CURRICULAR E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Walace Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0002-7496-9485
  • Rodrigo de Souza Pain Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Afrânio de Oliveira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Guilherme Nogueira de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50389

Palavras-chave:

Formação docente, Sociologia, CAp-UERJ, Licenciatura, Projetos de extensão

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado na formação de professores de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a partir da inserção dos autores no quadro docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Nessa direção, apontamos o papel do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais (LEPCS), criado em 2017, no que tange à licenciatura em Ciências Sociais da UERJ e de dois projetos de extensão que o acompanham: o projeto “Cinema e curta-metragem e o ensino de Sociologia na educação” e o projeto “Sociologia, Juventude e Cidadania”. Demonstramos que as atividades desenvolvidas pela equipe de Sociologia do CAp-UERJ constituem-se num importante esforço de experimentação e desenvolvimento da prática do magistério, de modo que suas especificidades e dificuldades solidificam a formação do licenciando e fortalecem o engajamento por uma educação democrática e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ. Professor adjunto de Sociologia do CAp-UERJ. Coordenador de Sociologia no CAp-UERJ.

Rodrigo de Souza Pain, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Professor adjunto de Sociologia do CAp-UERJ.

Afrânio de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Professor adjunto de Sociologia do CAp-UERJ e do Colégio Pedro II.

Guilherme Nogueira de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Ciências Sociais pelo ICS/UERJ. Professor adjunto de Sociologia do CAp-UERJ. Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF).

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

FERREIRA, Walace; PAIN, Rodrigo de Souza; SILVA, Afrânio de Oliveira; SOUZA, Guilherme Nogueira de. A FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO CAP-UERJ: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O ENSINO CURRICULAR E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 46–59, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.50389. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/50389. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS