A FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO CAP-UERJ: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O ENSINO CURRICULAR E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50389Palavras-chave:
Formação docente, Sociologia, CAp-UERJ, Licenciatura, Projetos de extensãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado na formação de professores de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a partir da inserção dos autores no quadro docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Nessa direção, apontamos o papel do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais (LEPCS), criado em 2017, no que tange à licenciatura em Ciências Sociais da UERJ e de dois projetos de extensão que o acompanham: o projeto “Cinema e curta-metragem e o ensino de Sociologia na educação” e o projeto “Sociologia, Juventude e Cidadania”. Demonstramos que as atividades desenvolvidas pela equipe de Sociologia do CAp-UERJ constituem-se num importante esforço de experimentação e desenvolvimento da prática do magistério, de modo que suas especificidades e dificuldades solidificam a formação do licenciando e fortalecem o engajamento por uma educação democrática e emancipatória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.