A RELEVÂNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXEMPLOS DE EXPERIÊNCIAS NO COLÉGIO PEDRO II

Autores

  • Walace Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14365

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14365

Este artigo se refere a experiências pedagógicas consideradas bem sucedidas pelo autor em aulas de Sociologia no Colégio Pedro II, Campus Tijuca II, entre os anos de 2011 e 2013. Mostramos que no CPII esta disciplina é oferecida desde o ensino fundamental e possui um currículo estruturado. Além disso, o fato de possuir um departamento atuante permite que a matéria seja bem desenvolvida do ponto de vista pedagógico. Foi nesse sentido que alguns recursos didáticos foram elaborados ou adaptados pelo autor, visando despertar o interesse dos alunos em relação aos temas, conceitos e teorias trabalhados nas aulas, desenvolvendo uma Sociologia crítica e, ao mesmo tempo, atraente. Com esses exemplos, procura-se refletir sobre fontes de interesse dos alunos por uma educação em tempos de tecnologia exacerbada, sem deixarmos de lado a importância da leitura, da escrita, da interpretação crítica e da construção de pontos de vista com base nos princípios da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

FERREIRA, Walace. A RELEVÂNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXEMPLOS DE EXPERIÊNCIAS NO COLÉGIO PEDRO II. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 46–58, 2014. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14365. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/14365. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS