A RELEVÂNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXEMPLOS DE EXPERIÊNCIAS NO COLÉGIO PEDRO II
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14365Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14365
Este artigo se refere a experiências pedagógicas consideradas bem sucedidas pelo autor em aulas de Sociologia no Colégio Pedro II, Campus Tijuca II, entre os anos de 2011 e 2013. Mostramos que no CPII esta disciplina é oferecida desde o ensino fundamental e possui um currículo estruturado. Além disso, o fato de possuir um departamento atuante permite que a matéria seja bem desenvolvida do ponto de vista pedagógico. Foi nesse sentido que alguns recursos didáticos foram elaborados ou adaptados pelo autor, visando despertar o interesse dos alunos em relação aos temas, conceitos e teorias trabalhados nas aulas, desenvolvendo uma Sociologia crítica e, ao mesmo tempo, atraente. Com esses exemplos, procura-se refletir sobre fontes de interesse dos alunos por uma educação em tempos de tecnologia exacerbada, sem deixarmos de lado a importância da leitura, da escrita, da interpretação crítica e da construção de pontos de vista com base nos princípios da cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.