EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS PÚBLICAS PODE MELHORAR O CONHECIMENTO SOBRE ALIMENTAÇÃO E FAVORECER A ACEITAÇÃO DAS REFEIÇÕES PLANEJADAS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28204Palabras clave:
Alimentação Escolar. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde.Resumen
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação, um dos mais antigos dentre as Políticas Públicas do Brasil para suplementação alimentar, tem como objetivos manter as crianças alimentadas no período em que frequentam a escola e promover a educação alimentar e nutricional. A adesão dos alunos à alimentação escolar, entretanto, não corresponde às metas do Programa. Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar se atividades de educação alimentar, em escolas públicas, poderiam melhorar o conhecimento sobre alimentação e favorecer a aceitação das refeições planejadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Métodos: Estudo intervencional no qual foram selecionadas três escolas com turmas do 3º a 5º ano do Ensino Fundamental, com baixo desempenho em jogos, para avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável e baixa aceitação da alimentação escolar pelo índice resto-ingestão e por escala hedônica, totalizando 243 alunos de idades entre oito a 13 anos. Foram obtidos dados antropométricos, de adesão e de aceitação da alimentação escolar. As práticas educativas incluíram oficinas culinárias e atividades em sala de aula. Resultados: A avaliação nutricional mostrou presença de obesidade em 10%; a maioria consumia a alimentação escolar, embora adquirisse alimentos não saudáveis para consumo nas refeições servidas. O desempenho nos jogos, após a intervenção, demonstrou melhora significativa nos resultados obtidos com o resto-ingestão e a escala hedônica. Conclusão: As atividades educacionais promoveram a melhoria do conhecimento sobre alimentação saudável e da aceitação das refeições escolares pelos alunos.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28204
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Título del manuscrito: ________________________________________________________
1. Declaración de responsabilidad
Certifico mi participación en el trabajo arriba titulado y hago pública mi responsabilidad por su contenido.
Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni éste ni ningún otro trabajo de mi autoría, en parte o en su totalidad, con contenido sustancialmente similar, fue publicado o fue enviado a otra revista, ya sea en el formato impreso o en el electrónico, excepto el descrito en el anexo.
En caso de aceptación de este texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaramos estar de acuerdo con la política de acceso público y derechos de autor adoptada por Demetra, que establece lo siguiente: (a) los autores conservan los derechos de autor y la concesión a la revista el derecho de la primera publicación, el trabajo se licencia simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista; (b) los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista; y (c) a los autores se les permite y alientan a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
2. Conflicto de interesses
Declaro no tener conflicto de intereses con el presente artículo.
Fecha, firma y dirección completa de todos los autores.