Trajetória, avanços e perspectivas da pós-graduação no Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61187Palavras-chave:
Programas de Pós-Graduação em Saúde. Ciências Nutricionais. Ciência, Tecnologia e Sociedade.Resumo
O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi criado em 1946 como instituição de ensino e pesquisa na área de Nutrição. Este trabalho, submetido na categoria “Perspectivas”, descreve a trajetória do ensino de Pós-Graduação (PG) no INJC, no ano do jubileu dos 75 anos do INJC. Para elaborar este relato, foram consultados artigos, livros, documentos, relatórios, atas e anotações do INJC e da UFRJ. O ensino de PG no INJC teve início no final da década de 1970, com a oferta de dois cursos de especialização. Em 1985, foi implantado o mestrado em Nutrição Humana. Atualmente, o INJC é a única instituição da área de Nutrição no Brasil que abriga um programa acadêmico de mestrado e doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, e um programa de mestrado profissional, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica. A instituição oferece, ainda, seis cursos de especialização e integra quatro programas de residência multiprofissional da UFRJ. Indicadores favoráveis consistentes expressam o sucesso do esforço coordenado de docentes e discentes dos Programas de PG em iniciativas que privilegiam a obtenção de financiamento, o desenvolvimento de projetos interdisciplinares intra e interinstitucionais e o incentivo à produção acadêmica de qualidade. A pós-graduação no INJC articula-se com o ensino de graduação e com a extensão, contribuindo para a formação qualificada de recursos humanos no campo da Alimentação e Nutrição. Aos 75 anos, o INJC, por meio do ensino de PG, reitera o papel social e acadêmico da universidade pública brasileira.
Downloads
Referências
Brasil. Decreto-Lei Nº 8.684, de 16 de Janeiro de 1946. Autoriza a Universidade do Brasil a incorporar o Instituto de Tecnologia Alimentar. Diário Oficial da União, 1946 Jan 17. Seção 1: 765.
Associação Brasileira de Nutrição (ABN). Histórico do nutricionista no Brasil, 1939-1989: coletânea de depoimentos e documentos. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 1991, 442 p.
Kac G, Proença RPC, Prado SD. A criação da área "nutrição" na Capes. Rev Nutr. 2011; 24 (6): 905-916. DOI: 10.1590/S1415-52732011000600011.
Aragão DSS, Souza AMC, Silva SA, Jucá SCS. Cenário político e contribuições da mídia no processo de desvalorização da Ciência no Brasil. RSD [Internet]. 2020 [citado 2021 Jul 11]; 9(9):e371997138. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7138. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7138
Assunção Y. O Cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. 2020 Mai 8 [citado 2021 Jul 11]. In: Observatório da Comunicação Pública da Ciência [Internet]. Belo Horizonte: Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/observatorio/2020/05/08/o-cenario-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-no-brasil/. Acessado em 07.07.2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.