As trajetórias assistenciais de usuários com obesidade na rede de atenção à saúde de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2023.73761

Resumo

Introdução:Partindo de toda a complexidade envolvida no enfrentamento da obesidade, o objetivo deste estudo foi analisar as trajetórias assistenciais de usuários com obesidade pela Rede de Atenção à Saúde do município de Porto Alegre-RS. Objetivo: analisar as trajetórias assistenciais de usuários com obesidade pela Rede de Atenção à Saúde do município de Porto Alegre-RS. Métodos:Estudo qualitativo e exploratório, com indivíduos que realizaram cirurgia bariátrica pela rede pública e profissionais de saúde, por meio de entrevista semiestruturada. Resultados: A partir da análise de conteúdo, foi possível traçar as trajetórias, destacando todos os pontos de atenção à saúde e profissionais acessados pelos usuários. Evidenciou-se que o cuidado àpessoa com obesidade se encontra fragilizado, ocorrendo em sua maioria em serviços especializados. A cirurgia bariátrica apareceu como uma opção central para o tratamento da obesidade, mesmo antes de se esgotarem outras tentativas de cuidado. Algumas das dificuldades apontadas foram a quase inexistência de equipe multiprofissional e a escassez de outras formas de cuidados. Como potencialidade,destacaram-se a facilidade de acessoe vínculos construídos na AB. Conclusão: Apesar dos avanços, o sistema de saúde brasileiro, em especial a Atenção Primária, ainda carece de melhorias, devendo ser vista não somente como primeiro local de acesso e encaminhamento, mas como ponto principal da rede, onde o usuário tenha suas necessidades reconhecidas.

Biografia do Autor

Amanda Luisa Kessler, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

 Especialista. Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Residência Integrada Multiprofissional em Saúde / Porto Alegre, RS, Brasil.

 

Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Medicina / Departamento de Nutrição/ Porto Alegre, RS, Brasil.

Ilaine Schuch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Medicina / Departamento de Nutrição/ Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018. Brasília: Ministério da Saúde; 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

Castro IRR. Obesidade: urge fazer avançar políticas públicas para sua prevenção e controle. CadSaude Publica 2017; 33(7):1-3.

Castro JM, Ferreira EF, Silva DC, Oliveira RAR. Prevalência de sobrepeso e obesidade e os fatores de risco associados em adolescentes. Ver BrasObesNut e Emag2018; 12(69):84-93.

Souza MGD, Vila L, Andrade CB, Albuquerque RO, Cordeiro LHO, Campos JM, et al. Prevalência de obesidade e síndrome metabólica em frequentadores de um parque. ABCD ArqBrasCir Dig 2015; 28(1):31-35.

Costa MAP, Vasconcelos AGG, Fonseca MJM. Prevalência de obesidade, excesso de peso e obesidade abdominal e associação com prática de atividade física em uma universidade federal. Ver Bras de Epid2014; 17(2):421-436.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 424, de 19 de março de 2013. Redefine as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. Diário Oficial da União2013;19 mar.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 425, de 19 de março de 2013. Estabelece regulamento técnico, normas e critérios para a Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade. Diário Oficial da União 2013;19 mar.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Organização Regional da Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas: Manual Instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

Gerhardt TE, Pinheiro R, Ruiz ENF, Junior AGS. Itinerários terapêuticos: integralidade no cuidado, avaliação e formação em saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2016.

Junior ST. Trajetórias Assistenciais de Usuários com Transtornos Psíquicos na Rede de Saúde do Município de Porto Alegre. Porto Alegre. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2010.

Argenton IS, Pilecco RL, Dolinski C, Medeiros CRG. A Análise de Trajetórias Assistenciais como Metodologia de Integração Ensino-Serviço na Saúde. Ver BrasEduc Med 2018; 42(4):184-190.

Cecílio LCO, Andreazza R, Carapinheiro G, Araújo EC, Oliveira LA, Andrade MGG, et al. A Atenção Básica à Saúde e a construção das redes temáticas de saúde: qual pode ser o seu papel? Cien SaudeColet 2012; 17(11):2893-2902.

Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 4279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2010; 30 dez.

Dornelles AD, Anton M. A percepção dos profissionais da saúde acerca da atenção ao sobrepeso e à obesidade infantil no Sistema Único de Saúde (SUS). Aletheia2013; 41: 53-66.

Malta DC, Merhy EE. O percurso da linha do cuidado sob a perspectiva das doenças crônicas não transmissíveis. Interface 2010; (14)34: 593-606.

Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria Estadual de Saúde. Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial. Departamento de Ações em Saúde. Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Rio Grande do Sul - Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade. 2014.

Raupp LM, Dhein G, Medeiros CRG, Grave MTQ, Saldanha OMFL, Santos MV, et al. Doenças crônicas e trajetórias assistenciais: avaliação do sistema de saúde de pequenos municípios. Physis 2015; 25(2):615-634.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Acolhimento na Gestão e o Trabalho em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2016.

Cambi MPC, Marchesini SD, Baretta GAP. Reganho de peso após cirurgia bariátrica: avaliação do perfil nutricional dos pacientes candidatos ao procedimento de plasma endoscópico de argônio. ABCD ArqBrasCir Dig 2015; 28(1):40-43.

Rocha A, Hociki KR, Oliveira TV. Comportamento alimentar de pacientes de pré e pós-cirurgia bariátrica. Ver BrasObesNut e Emag2017; 11(63):187-196.

Carvalho AS, Rosa RS. Cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde em residentes da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2010- 2016. EpidemServ de Saude2018; 27(2):1-10.

Oliveira ML. Estimativa dos custos da obesidade para o Sistema Único de Saúde do Brasil. Brasília. Tese [Doutorado em Nutrição Humana] - Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília; 2013.

Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca dos valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ/Abrasco; 2001; 39-64.

Publicado

2023-10-29

Como Citar

Kessler, A. L., Nicolodi Francescato Ruiz, E., & Schuch, I. (2023). As trajetórias assistenciais de usuários com obesidade na rede de atenção à saúde de Porto Alegre. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 18, e73761. https://doi.org/10.12957/demetra.2023.73761

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva