PERCEPÇÃO MATERNA DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE-RS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18029Palavras-chave:
Obesidade Infantil, Percepção, Imagem Corporal, Estado Nutricional, Saúde Escolar, Distorção da Percepção.Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção materna do estado nutricional de crianças de escolas municipais de ensino fundamental de Porto Alegre-RS. Metodologia: Estudo transversal, realizado no início do primeiro semestre letivo de 2013, com 495 escolares de ambos os sexos, matriculados do primeiro ao quarto ano, do ensino fundamental de 12 escolas municipais da cidade de Porto Alegre-RS, e suas respectivas mães. A concordância entre o estado nutricional das crianças e a percepção materna sobre o mesmo foi avaliada através do teste de Kappa ponderado. O teste qui-quadrado foi utilizado para verificar a associação entre a percepção materna do estado nutricional da criança por sexo, estado nutricional da mãe e estado nutricional da criança. As análises foram consideradas significativas quando o valor de P encontrado era ≤0,05. Resultados: Quanto ao estado nutricional, 0,2% das crianças apresentaram baixo-peso; 61,0%, eutrofia e 38,4%, excesso de peso. Uma parcela de 51,6% das crianças com excesso de peso teve seu estado nutricional subestimado por suas mães (Kappa = 0,36; P < 0,001), sendo 59,1% entre os meninos e 44,3% entre as meninas (Kappa = 0,27; P < 0,001). Conclusão: A percepção materna distorcida do estado nutricional do filho pode prejudicar a adoção de estilo de vida mais saudável e resultar no desenvolvimento de doenças crônicas. Estratégias de saúde pública focadas no entendimento do excesso de peso como um problema de saúde e na importância do ambiente familiar são o primeiro passo no esforço para prevenir a obesidade.
DOI: 10.12957/demetra.2016.18029
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.