DISTRIBUIÇÃO DOS VALORES DE RESISTÊNCIA, REACTÂNCIA E ÂNGULO DE FASE ENTRE INDÍGENAS ESCOLARES KAINGÁNG, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16759Palavras-chave:
Avaliação Nutricional. Impedância Bioelétrica. Composição Corporal. Índios Sulamericanos. Saúde Indígena.Resumo
Objetivos: Descrever a distribuição de medidas bioelétricas entre os Kaingáng do Rio Grande do Sul (RS). Métodos: Estudo transversal realizado entre escolares das Terras Indígenas do RS (N=3248). A aferição da altura (H) foi realizada segundo a OMS. Resistência (R) e reatância (Xc) foram obtidas por bioimpedância, sendo ajustadas por H. O ângulo de fase (AF) foi estimado pela fórmula: arc-tangente (Xc/R)*180/π. Os valores médios (DP) das variáveis foram calculados de acordo com sexo e faixas etárias. Médias foram comparadas usando os testes t de Student e ANOVA (p <0,05). Resultados e Discussão: As proporções etárias (%) entre os avaliados foram: crianças (42,4), adolescentes (56,0) e adultos/idosos (1,6). Em geral, os valores de R e R/H foram maiores entre os mais jovens e no sexo feminino. Valores médios Xc e Xc/H variaram entre as faixas etárias e, em geral, valores menores de AF foram verificados entre mais jovens e do sexo feminino. Conclusões: Apesar das limitadas possibilidades de comparações, em termos gerais, as tendências de distribuição dos valores bioelétricos entre os Kaingáng confirmam achados de outras investigações. Este estudo é pioneiro na descrição de medidas bioelétricas de uma população indígena brasileira, e pretende servir de base para comparações com estudos futuros na área.
DOI: 10.12957/demetra.2015.16759
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.