CORPOS INDÓCEIS E MAL-ESTAR NO SABER/FAZER EDUCATIVO: PERSPECTIVAS CRÍTICAS EM CONTEXTOS DE ENSINO, CIÊNCIA E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.30112Resumo
A revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde publica neste número uma Seção Temática dedicada a estudos sobre Ensino, Ciências e Saúde contemplando os mais variados temas de interesse entre docentes, pesquisadores e discentes destes campos.
Este editorial inicia-se a partir da seguinte indagação: por que tematizar as diferentes ações voltadas aos contextos de ensino, ciências e saúde?
Almejamos reunir trabalhos inspirados na percepção do que é particular ao mundo dos homens e que diz respeito à experiência humana e subjetiva dos sujeitos sociais relacionadas aos processos mais amplos que os constituem. O mal-estar gerado naqueles que se deparam cotidianamente com a tarefa de ensinar/educar, nos impõem uma revisão dos limites das intervenções e de seus reflexos no campo da pesquisa, grosso modo, apoiadas em políticas racionalistas delineadas historicamente pelas conquistas da razão. A manifestação de tal desconforto tem sido ventilada em diferentes espaços acadêmicos e de ação/intervenção educativa. Suas maiores visibilidade e expressão, no entanto, se encontram nos corpos rebeldes e insubordinados em relação às orientações preventivas, o que cabe problematizar. Tais observações nos apontam prevalecer leituras da realidade embasando as intervenções formativas/educativas, tanto no campo científico quanto nas ações de saúde, que desconsideram a implicação do(s) outro(s) nos processos de Ensino de modo que tais práticas ao operarem relações tencionadas, complexas e sempre assimétricas, tendem ao fracasso.
DOI: 10.12957/demetra.2017.30112
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.