necropolítica, governo sobre as infâncias negras e educação do rosto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56149

Palavras-chave:

Infâncias negras, Governamentalidade, Necropolítica, Devires minoritários, Educação do rosto.

Resumo

Neste artigo, procuramos discutir a recorrência do racismo e do preconceito sobre as vidas e as infâncias negras, diante da agenda regressiva que tem bloqueado o campo das políticas de inclusão social e educacional. Seguindo as investigações inauguradas por Foucault acerca da hipótese do biopoder, revisitamos alguns de seus intérpretes, com o objetivo de discutir os desafios lançados pelo racismo para o governo pedagógico das infâncias e para uma educação dos rostos negros, como campo político de lutas em que e a necropolítica se faz presente e evidencia a dimensão tanatológica da biopolítica. Para tanto, retraçamos algumas cenas da história dos dispositivos de inclusão – em especial, aquelas políticas voltadas às populações negras –, refletimos sobre o racismo incrustado em nosso inconsciente histórico e discutimos a forma como repercute na educação dos rostos em nosso país.  Problematizamos, dessa forma, as peculiaridades do preconceito racial brasileiro e exploramos sua face necropolítica, quando voltada ao governo sobre as infâncias e a educação dos rostos negros. Concluímos que essa forma de governamentalidade e de educação necessitam de um movimento de desrostificação para que encontremos no devir que repercute sobre as infâncias e os rostos negros uma clandestinidade capaz de se insurgir contra as ordens majoritárias do homem-branco-heterossexual-cristão-europeu e de criar processos de subjetivação em que possa se aliar a multiplicidade de outros devires minoritários.

Biografia do Autor

divino josé da silva, UNESP

Departamento de Educação, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, UNESP

jonas rangel de almeida, UNESP

Doutorado em Educação do PPG da UNESP, Campus de Marília

pedro angelo pagni, UNESP

Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília. Atua na área de Filosofia da Educação.

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Publicado

2021-05-07

Como Citar

silva, divino josé da, almeida, jonas rangel de, & pagni, pedro angelo. (2021). necropolítica, governo sobre as infâncias negras e educação do rosto. Childhood & Philosophy, 17, 01–23. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56149

Edição

Seção

infâncias e necropolítica: outros possíveis