infância, ética e amorosidade na experiência da aprendizagem

Autores

  • lisandra ogg gomes UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)
  • sammy william lopes UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25527

Palavras-chave:

infância-criança, educação, ética, afeto, brincadeira

Resumo

Apresentamos neste texto reflexões e análises pautadas nos campos filosófico e sociológico a respeito da infância e da educação das crianças, tomada a partir da relação entre os conceitos de ética, estética, afeto e amorosidade. Inicialmente, postulamos que a educação das crianças deve envolver a concepção coletiva de um plano curricular ético e afetivo, apto a acolher e explorar a força vital da infância como componente educativo fundamental. Dessa forma, avaliamos como imprescindível à consecução de tal modo afetivo de aprendizagem, a constituição de uma modalidade diferencial de interações amorosas (seja entre crianças e adultos, entre elas, e delas com o mundo e a vida), capaz de engendrar as singularidades por meio das quais o movimento ético-estético e político de uma educação para a potência da infância possa conceber-se. A partir desses encaminhamentos, nos dedicamos ao desenho dos princípios básicos capazes de sinalizar uma imagem conceitual plausível para uma educação ético-afetiva das crianças. Educação esta, orientada a assumir a brincadeira como plano de experimentação do díspar, aberto ao devir das forças de indeterminação – inerentes às relações sensíveis, imaginativas e intelectuais – que articulam social e culturalmente o ato de aprender e ensinar. Nosso esforço é o de colocar em discussão os imperativos de uma educação pautada em preceitos e práticas que tentam não eliminar ou minimizar, mas estabelecer uma relação positiva, atenta e sensível com as diferenças que a infância e as crianças forçosamente nos impõem.

Biografia do Autor

lisandra ogg gomes, UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)

Professora Adjunta da UERJ, vinculada ao Departamento de Estudos da Infância. Pós-doutora em Educação/UFMG. Doutora em Educação/USP. Mestre e especialista em Educação/UFPR. Graduação em Ciências Econômicas/UFPR. Membro dos grupos de pesquisas e estudos: Práticas de Socialização (USP), Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (USP) e do Observatório Sociológico Escola-Família (UFMG).

sammy william lopes, UERJ, Faculdade de Educação (EDU), Departamento de Estudos da Infância (DEDI)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Mestre em Educação, também, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Possui Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática - pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Madre Gertrudes de São José (2001). Atualmente é Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional na área de formação de educadores em serviço, articulada à relação currículo - processos de ensino/aprendizagem.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

gomes, lisandra ogg, & lopes, sammy william. (2016). infância, ética e amorosidade na experiência da aprendizagem. Childhood & Philosophy, 12(25), 543–566. https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25527

Edição

Seção

artigos