"quem merece respeito?" crianças alemãs filosofam em diálogos e desenhos sobre seu conceito de respeito

Autores

  • eva marsal Pädagogische Hochschule Karlsruhe
  • takara dobashi Pädagogische Hochschule Karlsruhe

Palavras-chave:

Respekt, Philosophie, Dialoge, Community of Inquiry

Resumo

Nesse artigo nós discutimos antes de tudo a classificação categorial do conceito filosófico de “respeito”, e depois demonstramos como as crianças (entre 6 e 14 anos), em seus diálogos e desenhos trabalham os problemas associados com o campo conceitual do “respeito” numa comunidade filosófica de investigação. Por entre as categorias filosóficas nós nos concentramos nas categorias de “virtude moral e epistêmica”, por um lado, e por outro sobre o “sentimento”, para mostrar que o conceito filosófico de “respeito” como “respeito por alguém ou por algo” altera o seu perfil de exigências quando a proximidade do objeto muda. Homens e mulheres carregam os deveres implicados por sua humanidade ou personalidade em vários sentidos, por isso evocando no espectador vários juízos avaliativos acompanhados de sentimentos correspondentes que cobrem o espectro inteiro do horror, desgosto, rejeição, e desaprovação, no longo caminho até a admiração. O sentimento subjetivo que emerge leva às formulações: “Eu não respeito X porque...”ou “eu respeito X porque...” – em outros termos nós especificamos as razões que causam em nós o sentimento de respeito. A única condição de que “o outro é um ser humano, uma pessoa” parece insuficiente para invocar uma profunda aceitação emocional. O respeito é agora ligado a uma teia condicional e multifacetada de qualidades. Por causa desses sentimentos, a precedente premissa de que o respeito é devido a todo ser humano e a toda pessoa se encontra assim interrogada por questões como: devem as pessoas ser sempre respeitadas? Quem merece respeito? Que ações merecem respeito? Alguém pode ganhar o respeito? Alguém pode comprar o respeito? Você deve respeitar a você mesmo para ser respeitado pelos outros? Existe um falso respeito? Essas questões demostram que, dependendo do contexto e da categoria à qual pertence o referente, “respeito” tem diferentes conotações. O desafio filosófico é de trazer esse campo de conotações a um equilíbrio satisfatório, tanto logicamente quanto emocionalmente.

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Publicado

2013-08-22

Como Citar

marsal, eva, & dobashi, takara. (2013). "quem merece respeito?" crianças alemãs filosofam em diálogos e desenhos sobre seu conceito de respeito. Childhood & Philosophy, 9(17), 129–151. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20672

Edição

Seção

artigos