problemática atual em torno da infância e a contribuição de matthew lipman

Autores

  • leoni maria padilha henning

Palavras-chave:

Educação filosófica, infância, Lipman

Resumo

O presente trabalho pretende focalizar a criança no contexto do que entendemos por infância hoje, conceito imbricado na rede das relações de um mundo voltado a uma produção exacerbada, à banalização do conhecimento e atividades reflexivas, ao imediatismo e às relações humanas pouco consistentes e fundadas em valores marcados pela fragilidade do que é adquirido pelos modismos e por padrões massificadores. Buscando uma alternativa para interromper a força dos mecanismos de uma educação inspirada no “paradigma padrão da prática pedagógica normal” (1995, p. 30), Lipman propõe um “modelo educativo pautado na prática reflexiva”, mantida em sua edição revisada do Thinking in Education (2003, p. 18-19), em cuja proposta a filosofia se destaca com uma participação ímpar e necessária já desde o exato início da escolaridade da criança. É evidente que tal sugestão se assenta numa concepção diferenciadora sobre a infância. O filósofo perturba-se com a continuidade daquela visão prescritiva de mundo que indica, aos mais jovens, restrições para admirar-se com as coisas e com as situações colocadas diante de si, diminuindo assim, o gosto pela pergunta e a busca pelo sentido de suas experiências.

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Publicado

2009-06-16

Como Citar

HENNING, Leoni maria padilha. problemática atual em torno da infância e a contribuição de matthew lipman. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. pp. 23–40, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20535. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos