idade dos alunos e praxis filosófica: dois fatores que influenciam o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças

Autores

  • marie-france daniel Université de Montréal
  • mathieu gagnon Université du Québec à Chicoutimi

Palavras-chave:

Philosophy for children, Dialogical critical thinking, Epistemological perspectives, Preschool and Elementary school

Resumo

Um dos objetivos fundamentais da Filosofia para crianças (P4C) é o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse texto, nós estudaremos em que medida a idade das crianças e o número de anos de sua praxis filosófica influenciam o desenvolvimento de seu pensamento critico. Os participantes eram grupos de alunos (vs. os indivíduos): 13 grupos frequentam classes do pré-escolar ao fim do primário. Esses grupos eram de duas escolas, situadas respectivamente no Quebec e em Ontario. Os grupos da escola quebequense tinham um ano de práxis com a P4C no momento da colheita de dados; os grupos da escola de Ontario tinham dois anos de práxis. O conteúdo analisado era feito das trocas filosóficas entre os alunos. Como grade de análise, nós utilizamos o modelo do processo de desenvolvimento de um pensamento crítico dialógica (PCD). O modelo inclui quatro modos de pensamento (lógico, criativo, responsável e meta-cognitivo) e seis perspectivas epistemológicas (egocentrismo, postegocentrismo, pré-relativismo, relativismo, post-relativismo/pré-intersubjetividade e intersubjetividade). Ressaiu durante as análises das trocas, no que refere aos modos de pensamento, que a idade pode ter tido uma incidência sobre a mobilização do modo lógico e o número de anos de práxis filosófica poder ter tido uma incidência sobre a mobilização do modo meta-cognitivo, mas em nenhum dos casos estudados, esses fatores puderam ser colocados como sendo particularmente determinantes. No que refere ao desenvolvimento epistemológico, os resultados indicam que o fator da idade é observável pela ausência ou a fraca mobilização das perspectivas mais complexas (relativismo, post-relativismo) nos grupos do pré-escolar e do começo do primário. E o fator ligado ao número de anos de praxis é observável no movimento de complexificação do PCD. Nos grupos que têm um ano de praxis filosófica, a passagem das perspectivas simples como o pré-relativismo às perspectivas mais complexas como o relativismo ou o post-relativismo se efetuou no 4o ano, quando nos grupos que tinham dois anos de praxis, operou no 3o ano, ou seja um ano antes.

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Biografia do Autor

marie-france daniel, Université de Montréal

Professeure titulaire Département de kinésiologie

mathieu gagnon, Université du Québec à Chicoutimi

Département d'éducation et de psychologie

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Publicado

2012-06-10

Como Citar

DANIEL, Marie-france; GAGNON, Mathieu. idade dos alunos e praxis filosófica: dois fatores que influenciam o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 105–130, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20740. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos