A ESCOLHA PELO “NADA”: REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANOREXIA

Autores

  • Carolina Carvalho Dutra linadutra@yahoo.com.br, linacarvalhodutra@gmail.com
  • Leticia Matins Balbi
  • Cristiane Marques Seixas

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22502

Palavras-chave:

Anorexia. Psychoanalysis. Symptom. Repulse. Nothing. Dialectic of Frustration.

Resumo

Este ensaio busca pensar o comportamento anoréxico como um sintoma presente em mulheres e homens jovens, a partir do caso de uma jovem no contexto da experiência clínica em psicanálise. Do ponto de vista psicanalítico, o comer “nada” do sintoma anoréxico pode ser situado de acordo com o que Lacan nomeia de “dialética da frustração”, onde o objeto “nada” funciona como objeto de satisfação simbólica que opera uma separação em relação ao Outro. Nesse sentido, a dinâmica psíquica que se inscreve nesses casos diz respeito a uma satisfação pulsional que está colocada para ambos os sexos. Tendo em vista que essa dinâmica é estruturante para todos os sujeitos, considera-se que é a restituição de um lugar de fala, onde o sujeito construa novas barragens frente ao desejo insaciável do Outro, que indica uma possibilidade de tratamento dos sujeitos anoréxicos.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22502

 

 

Biografia do Autor

Leticia Matins Balbi

Leticia Martins Balbi

Universidade Federal Fluminense. Psicanalista, Escola Letra Freudiana.

Rua Jardim Botânico, 700/523 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Leticia Martins Balbi <leticiambalbi@gmail.com>

Cristiane Marques Seixas

Cristiane Marques Seixas

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição. Psicanalista, Escola Letra Freudiana. Endereço eletrônico: levemente@uol.com.br.

Rua Alfredo Chaves, 15 – Botafogo – Rio de Janeiro

Publicado

2016-08-12

Como Citar

Dutra, C. C., Balbi, L. M., & Seixas, C. M. (2016). A ESCOLHA PELO “NADA”: REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANOREXIA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(3), 687–695. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22502