Arcos Design


Imagem para capa da revista

Apresentação

Volume 9 Número 2 Dezembro 2016

Tivemos o prazer de ter, na nossa última edição, uma apresentação do Professor João de Souza Leite que traçava, em algumas linhas, o percurso da revista Arcos Design de 1990 até a sua retomada em 2016. Um percurso rico, com as contribuições daqueles que compõem seu quadro editorial e dos muitos colaboradores, mas também atravessado por percalços. Esses persistem e, infelizmente, afetam o funcionamento desta grande instituição pública de ensino que é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Contudo, persiste também a vontade de seguir realizando a Arcos Design entendo-a como um espaço fundamental de diálogo que o Programa de Pós- Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial abre com programas de outras unidades e universidades. Longe de se restringir a uma vitrine de nossa produção, a revista Arcos Design pretende ser um lugar de trocas frutíferas. Assim a revista participa de um movimento da própria universidade como também da sociedade mais em geral que procura fazer da atual crise um momento de renovação, sempre apostando na produção de conhecimento como um dos motores mais necessários deste processo.

Nesta edição, levamos aos nossos leitores textos de autores prestigiosos como Richard Buchanan da Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio, USA) e Ken Fiedman da Swinburne University of Technology (Melbourne, Vitória, Austrália) e da Siping Tongji University (Yangpu Qu, Shanghai Shi, China). O primeiro traz reflexões acerca da inserção do design na gestão das organizações, enquanto o segundo traz elementos para a construção de teoria na pesquisa de design. Nossos leitores encontrarão também artigos sob os mais variados temas – interação de websites, responsabilidade social, sustentabilidade, participação, jogos e práticas por não designers, táticas urbanas entre outros – que demonstram a atual pujança do campo do design.

Esta edição da Arcos Design acena igualmente para uma mudança no padrão editorial que vinha sendo adotado. A partir da próxima, teremos núcleos temáticos formulados e conduzidos por professores do PPDEsdi. Entendemos que essa escolha trará uma maior coesão às linhas de pesquisa do Programa e uma maior consistência nas trocas com nossos leitores e colaboradores. A revista continuará contudo a receber textos em fluxo contínuo e a experimentar outros formatos.

Boa leitura!

 

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...


ISSN: 1984-5596