O Perfil do Formador do Professor Primário e o Desafio do Programa Educar Angola 2030 – uma reflexão.
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42073Palavras-chave:
formador, ensino primário, AngolaResumo
A presente nota de pesquisa pretende pontualizar sobre uma investigação corrente sobre o perfil do formador de professores primários no contexto da Huíla, Angola. O trabalho preliminar foi apresentado no 1º Congresso Internacional de Educação Primária do ISPI da Huíla. O estudo preliminar, permitiu-nos perceber que os desafios apresentados pelo Programa Educar Angola 2017-2030, que prevê a graduação de todo o corpo docente do Ensino Primário, até ao ano de 2027, estão condicionados pela oferta formativa das instituições a quem compete a formação dos professores primários. Nesse sentido, apresentamos possíveis soluções para este processo de transição pretendido por este Programa.Referências
ANÓNIMO. Transforming our world: the 2030Agenda for sustainable development. United Nations General Assembly, 2015. Acedido em 15 de janeiro de 2019, em https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld
BAHU, Hélder. “Projeção das necessidades de educação no Ensino Primário na Província da Huíla”. 1º Congresso Internacional de Ensino Primário do Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla (CIEPI). 21 a 23 de novembro. Lubango, Angola, 2018.
CASSAMBA, Helena. “Diagnóstico Provincial da Educação Primária da Huíla”. “Diagnóstico Provincial da Educação Primária da Huíla”. 1º Congresso Internacional de Ensino Primário do Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla (CIEPI). 21 a 23 de novembro. Lubango, Angola 2018.
CHIPALAVELA, M. J.. “O Ensino Primário em Angola em Angola: Perspectivas e Desafios à Luz do PNDE-Educar Angola 2030". 1º Congresso Internacional de Ensino Primário do Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla (CIEPI). 21 a 23 de novembro. Lubango, Angola, 2018.
COSTA, Graça Pitra. Evolução Histórico-Jurídica do Direito da Educação em Angola: 1975-2017 no período pós-independência. Luanda: Texto Editores, 2018.
GOVERNO PROVINCIAL DA HUÍLA. 1º Fórum Provincial da Huíla: Livro de Actas. 21 a 23 de Junho. Luanda: Imprensa Nacional, 2017.
GRILO, Maria Luísa. “Formação de Professores: Desafios e Caminho.” 1º Congresso Internacional de Ensino Primário do Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla (CIEPI). 21 a 23 de novembro. Lubango, Angola, 2018.
LUIS, Solange, BLACK, Carla, NGUELEKA, José. “O Perfil do Formador de Professores Primários da Huíla – um estudo preliminar.” 1º Congresso Internacional de Ensino Primário do Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla (CIEPI). 21 a 23 de novembro. Lubango, Angola, 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Encontro Nacional da Educação 2018. Acta das prelecções e discussões em grupos temáticos. 6 a 10 de Maio. Luanda: Editora Moderna, 2018.
MUCUTA, Domingos. “Ensino primário será feito com licenciados”. Jornal de Angola. 23 de novembro de 2018. Acedido 1 de fevereiro, em http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/ensino_primario_sera_feito_com_licenciados
ZAU, Filipe. “Uma formação ineficiente de professores”. Jornal de Angola. 14 de outubro de 2011. Acedido em 30 de janeiro de 2018, em
http://jornaldeangola.sapo.ao/opiniao/artigos/uma_formacao_ineficiente_de_professores
ANGOLA. Decreto Executivo nº 242/18, de 15 de Junho de 2018. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Diário da República, Luanda, I Série – Nº 88, p. 3372.
INIDE. Caracterização Global do Contexto Angolano e Respectivo Sistema Educativo. Ministério da Educação de Angola. Reforma Curricular/INIDE/2003. Acedido a 10 de janeiro de 2018, em https://pt.scribd.com/doc/79152838/Curriculo-Do-Ensino-Primario-1
ISCED. Plano Curricular do Curso Ensino de Línguistica/Português, ISCED de Benguela, 2009. Acedido a 2 de fevereiro de 2018, em http://iscedbenguela.org/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Curricular-Ensino-da-Língua-Portuguesa.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.