ESCOLHAS ESCOLARES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR:PERFIS E DIFERENCIAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Edgar Essuvi de Oliveira Jacob

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42033

Palavras-chave:

escolhas escolares, ensino superior, estudantes universitários

Resumo

Neste artigo, analisaremos as escolhas escolares dos estudantes que ingressam no ensino superior. Para tal convocam‑se um conjunto de dados recolhidos a partir de uma amostra de 973 questionários aplicados a estudantes de licenciatura do 1º ano distribuídos por 4 instituições de ensino superior localizadas nas províncias da Huíla e Luanda.

Os dados analisados indicam que a escolha da área de formação é marcada por processos de elitização em função das origens sociais e das trajetórias escolares. Quanto mais elevado for o capital económico e escolar da família de origem, maior é a percentagem de estudantes que opta por áreas mais prestigiadas, como ciências, engenharias e tecnologias. A opção por ciências da educação é mais frequente entre os estudantes detentores de um percurso escolar marcado por múltiplas interrupções e reprovações.

Biografia do Autor

Edgar Essuvi de Oliveira Jacob

 Licenciado em Ciências da Educação – opção História, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED‑Huíla); Mestre e Doutor em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL). Tem desenvolvido investigação sobre a problemática das desigualdades de acesso à educação no ensino superior em Angola. Professor de História da Escola Secundária do Nambambe (Lubango/Angola). Leciona a unidade curricular Metodologia do Ensino de História no curso de Mestrado de Ensino de História de África do ISCED‑Huíla.

Referências

BALL, Stephanie. Classes sociais. In VAN Zanten Agnès (Org.) Dicionário de Educação. Petrópolis: Vozes Editora, 2011.p.111-116.

BALSA, Casimiro; SIMÕES José Alberto; NUNES Pedro; CARMO Renato do; CAMPOS Ricardo. Perfil dos Estudantes do Ensino Superior. Desigualdades e Diferenciação. Lisboa: Edições Colibri, 2001.

BOUDON, Raymond. A Desigualdade de Oportunidades. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.

BOURDIEU, Pierre, PASSERON Jean-Claude. Los Herederos: Los estudiantes y la cultura, Argentina: Siglo Veintiuno Editores, 2006.

CARVALHO, Paulo de. Evolução e crescimento do ensino superior em Angola. Revista Angolana de Sociologia, n. 9, p. 51-67, jun, 2012.

CASEIRO, Luiz Carlos Zalaf. Desigualdades de Acesso à Educação Superior no Brasil e O plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.

CUPITO, Emily; LANGSTEN Ray. Inclusiveness in higher education in Egypt. Higher Educantion, v. 62, n. 2, p. 183-197, aug, 2011.

DURU-BELLAT, Marie; KIFFER, Annick; REIMER David. Patterns of social inequalities in acess to higher education in France and Germany. International Journal of Comparative Sociology, v. 49, n.4-5, p.347-368, aug, 2008.

GIDDENS, Anthony. Modernidade Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora, 1994.

KANDINGI, Adelina Alexandra Carlos Pio de. A Expansão do Ensino Superior em Angola. Um Estudo sobre Impacte das Instituições de Ensino Superior Privado, (Tese de Doutoramento em Ciências da Educação), Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), 2016.

MACHADO, Fernando Luís; COSTA António Firmino da; MAURITTI Rosário, MARTINS Susana da Cruz; CASANOVA José Luís; ALMEIDA João Ferreira de. Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações. Revista Critica de Ciências Sociais, v. 66, p.45-80, out, 2003.

MES – MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR DE ANGOLA. Anuário Estatístico 2016.Luanda:MES, 2016.

NETO, Arnaldo Lopo Mont’Alvão. Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010. Educação & Sociedade, v. 35, n.127, p. 417 441, abr jun, 2014.

PINTO, José Marcelino de Resende. (2004), O acesso à educação superior no Brasil. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 417-441, out, 2004.

REIMER, David; POLLAK, Reinhard. The impact of social origin on the transition to tertiary education in West Germany 1983 and 1999”. Working Paper, nº 85, Mannheim: MZES, 2005.

SIANOU‐KYRGIOU, Eleni; TSIPLAKIDES Iakovos. Similar performance, but different choices: social class and higher education choice in Greece, Studies. Higher Education, v.36, n. 1, p. 89-102, feb, 2011.

SILVA, Cristina Gomes da. Escolhas Escolares, Heranças Sociais, Oeiras: Celta Editora, 1999.

TILAK, Jandhyala B.G. How inclusive is higher education in India?. Social Change, v. 45, n. 2, p. 185-223, Jun, 2015.

VAN ZANTEN, Agnès. Individualisme et solidarité dans les choix éducatifs des familles. In PAUGAM, S. (Org.) Repenser la Solidarité au XX Siècle. París: PUF, 2007. p. 705 720.

VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias de camadas populares. Algumas condições de possibilidade. In NOGUEIRA Maria Alice; ROMANELLI Geraldo; ZAGO Nadir (Orgs.). Família e Escola. Trajetórias de e Escolarização em Camadas Médias e Populares. Petrópolis: Vozes Editora, 2000. p. 45 60.

WIESE, M. N; HEERDEN Van; JORDAN Y.; NORTH, E. A marketing perspective on choice factors considered by South African first-year students in selecting a higher education institution a higher education institution. Southern African Business Review, v. 13, n.1, p.39 60, Apr, 2009.

Downloads

Publicado

2019-04-24