Sobre a Revista
Foco e Escopo
Para atender o escopo do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), a revista possui como foco as áreas do programa: (a) Estudos Linguísticos; (b) Estudos Literários.
Na área de conhecimento Estudos Literários, as edições contemplam teoria e crítica literária; literatura comparada e a literatura produzida dentro e fora do Brasil em suas diferentes manifestações, acolhendo os diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para mediação com outras ciências e em diálogo com literaturas do mundo e outras expressões midiáticas e artísticas, além de trabalhos que envolvam o campo literário e a formação de leitores.
Na área de conhecimento Estudos Linguísticos, as edições reúnem contribuições que compreendem os estudos linguísticos em seu contexto social, a partir dos estudos de descrição dos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem. Também são interesses os estudos da linguagem a partir de perspectivas teóricas e empíricas da estrutura linguística referentes a texto e discurso.
Dessa forma, esperamos atender a meta do programa:
O PPLIN tem por objetivo formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de docência nas áreas de Literatura e Linguística.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.
Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere ao seu mérito científico e a adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos serão encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind peer review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto será submetido a um terceiro parecerista.
Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).
Com relação ao material avaliado:
Caso o trabalho submetido apresente conteúdo relevante publicado anteriormente – em outros periódicos ou quaisquer outros meios, pelo autor ou por terceiros, sejam afirmações, argumentos, sejam reprodução de trechos –, os avaliadores devem informar diretamente aos editores, a fim de que os colaboradores providenciem a respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem informar aos editores que o artigo fere os princípios éticos da revista. Neste caso, os artigos serão devolvidos a seus autores, com as devidas explicações sobre a recusa da submissão.
As normas de submissão encontram-se no seguinte link:
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/about/submissions#onlineSubmissions
Periodicidade
Os itens da revista são publicados coletivamente, em um número fechado.
A publicação é quadrimestral.
Política de Acesso Aberto
A Soletras adota a política de acesso aberto e imediato ao conteúdo publicado, assegurando a livre disponibilização de seus artigos científicos ao público. Todos os textos são distribuídos sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0 / Atribuição 4.0 Internacional), que permite o uso, a distribuição e a reprodução em qualquer meio, desde que o devido crédito seja concedido aos autores e à fonte original.
A revista segue as diretrizes estabelecidas pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ) para publicações de acesso aberto, compreendendo que o titular dos direitos autorais de uma obra acadêmica autoriza seu uso por terceiros mediante concessão de licença aberta (Creative Commons ou equivalente).
Essa política garante acesso livre, público e permanente a todos os conteúdos, permitindo que qualquer usuário leia, faça download, copie, distribua, imprima, pesquise, crie links para os textos completos ou os utilize para fins de indexação, processamento por softwares ou outros usos legítimos, sem restrições legais ou técnicas, observadas as condições da licença aplicável.
Todo o conteúdo disponibilizado pela Soletras é de acesso gratuito, sem período de embargo e sem necessidade de cadastro prévio para consulta ou leitura.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos.
This journal does not charge any fee for submission, review, publication, distribution or download of articles.
Permuta Eletrônica
|
Periódico |
ISSN |
Instituição |
|
2176-6800 |
UEG - Universidade Estadual de Goiás |
Ética da publicação
Ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista, os autores atestam que os conteúdos dos artigos são originais, que representam contribuições de seus autores e não consistem em plágio no todo ou em parte, de outras obras, bem como concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista Soletras.
Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser relatados diretamente à Editora-Chefe, que assume o compromisso de fornecer soluções rápidas.
Política antiplágio
Antes de serem submetidos ao Comitê Editorial, revisores externos ou a qualquer momento durante o processo editorial, os artigos submetidos à Revista Soletras serão verificados por software para identificação de plágio e / ou autoplágio.
Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso usem artigos de outros autores, que sejam devidamente citados. Dessa forma, é possível que os autores recebam possíveis perguntas durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referentes aos resultados fornecidos pelo software utilizado.
Se o plágio for realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor.
Detecção de plágio
http://www.plagiarismcombat.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php












