A hipótese da interferência linguística na realização da concordância nominal por alunos do Iº ciclo do ensino secundário em Angola
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.93758Abstract
A concordância nominal é uma das áreas críticas do português em Angola, sendo que a falta de harmonia de número entre os elementos que constituem um sintagma, por exemplo, já tem sido apontada como uma das características mais salientes dessa variedade. Este estudo é um recorte de uma investigação em que procurávamos identificar padrões de concordância nominal em 120 alunos do Iº ciclo do ensino secundário, no Lubango, sul Angola, assim como verificar a influência de alguns fatores extralinguísticos nesses padrões. Interessa-nos, por aqui, apresentar especificamente os resultados referentes à influência das línguas maternas dos informantes na realização da concordância. Assim, apesar de os resultados frequentemente apresentados na literatura sobre o tema apontarem para um sentido contrário, um tratamento estatístico sobre os dados recolhidos através de elicitação de frases através de imagens e da realização de um exercício de produção escrita não revelou qualquer significância estatística entre as produções de alunos que falavam exclusivamente o português e as dos que tinham uma língua bantu como materna ou ainda daqueles que eram bilingues precoces.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
