Assentos de casamentos da Freguesia de São José da Carinhanha (1806-1857): estudo das relações intertextuais e interdiscursivas
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.89427Parole chiave:
Relações intertextuais, Relações interdiscursivas, Labor filológico, Assentos de casamentosAbstract
Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar o percurso sócio-histórico dos assentos de casamentos do século XIX por meio das relações intertextuais e interdiscursivas, traços fundamentais para a consolidação do gênero estudado como uma tradição discursiva. O corpus é composto por 688 assentos de casamentos contidos no primeiro livro da Freguesia de São José da Carinhanha (1806-1857), Capitania de Pernambuco, cuja fonte documental está alocada na Cúria Diocesana de Bom Jesus da Lapa-BA. Os fenômenos linguísticos são observados de uma perspectiva sócio-histórica com base no aporte teórico das Tradições Discursivas (Koch, 1997; Simões; Costa, 2009; Kabatek, 2018) que permite estabelecer uma relação entre a história da língua e a história dos textos e no exercício do labor filológico (Lose, 2017) para a leitura, compreensão e transcrição da fonte histórica. Nesse sentido, este estudo é motivado pela seguinte reflexão: seria possível detectar as alusões históricas relacionadas às intertextualidades e interdiscursividades no contexto de produção dos textos? Os resultados obtidos permitem afirmar que os modelos repetidos e evocados, historicamente, revelam que as relações intertextuais e interdiscursivas fundamentam a premissa de que todo texto segue a tradição da língua e dos modelos textuais.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
