Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa
ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80168Abstract
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.