No soar do tambor: carimbó em prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79870Parole chiave:
gênero canção, carimbó, prática educativa, Língua PortuguesaAbstract
Inserida no campo da Linguística Aplicada, ancorada nos estudos dialógicos da linguagem e na Pedagogia Crítica, essa pesquisa traz como resultado uma proposição de uma prática educativa flexível para o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Língua Portuguesa na Educação Básica. Trata-se de uma proposta de prática educativa com a canção Tambor do norte de Dona Onete, cuja abordagem associa as características da canção, compreendida como gênero multissemiótico da esfera artístico-cultural, ao ensino-aprendizagem de línguas. Seguindo os caminhos freirianos, da defesa da prática educativa como libertadora e substancialmente esperançosa, a proposta sugerida visa ao diálogo e às trocas de saberes entre professores e estudantes para a efetivação de conhecimentos diversos, em especial a compreensão de identidade e cultura regional. A canção trabalhada apresenta a união das culturas indígena e negra e um som peculiar de uma das manifestações culturais do norte do Brasil, o carimbó. Como recurso metodológico, orientador da prática educativa, foi adotado o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção (GECAN/NELA/UFSC).
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