A pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica: reflexões sobre o ensino de português como língua adicional no contexto multilíngue e multicultural da Guiné-Bissau
DOI :
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83123Résumé
Este artigo objetiva apresentar e propor reflexões sobre o ensino do português como língua adicional (PLA), à luz da pedagogia decolonial e da interculturalidade crítica, no contexto da diversidade linguística e cultural da Guiné-Bissau, como forma de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino guineense e sua adequação ao perfil linguístico e cultural do alunado. Teoricamente, o trabalho está apoiado nos estudos da pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica (WALSH, 2018; OLIVEIRA; CANDAU, 2010), entre outros. No que diz respeito ao ensino de língua portuguesa (ANTUNES, 2003; MENDES, 2011), reflete-se sobre o ensino contextualizado de gramática e da formação de professores no contexto intercultural e multilíngue. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. No bojo dessas reflexões, parece emergir que o ensino da língua adicional, numa perspectiva da pedagogia decolonial e da interculturalidade crítica, pode contribuir com a valorização da realidade cultural e linguística dos alunos, bem como com um ensino reflexivo-crítico que forma cidadãos aptos a responderem as demandas de uma sociedade local e globalizada, cuja dinâmica exige o desenvolvimento da competência e habilidade de falar, negociar e tomar decisões adequadas ao contexto no qual o sujeito está inserido.
Palavras-chave: Ensino da língua. Pedagogia decolonial. Interculturalidade crítica.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
L'approbation des articles implique le transfert immédiat et gratuit des droits de publication dans ce magazine. L’auteur ou les auteurs autorisent le programme de Post-Graduation en Lettres et Linguistique (PPLIN) à le reproduire et à le publier dans le magazine SOLETRAS, les termes "reproduction" et "publication" en accordant avec l'article 5e de la Loi 9610/98. Le ou les auteurs continueront d’avoir le droit d’auteur pour les publications futures. L’article peut être consulté par le réseau informatique mondial (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), étant autorisé, à titre gratuit, à la consultation et à la reproduction d’une copie de l’article. Les cas de plagiat ou d'illégalité dans les textes présentés n'engagent que leurs auteurs.