O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de língua materna

Auteurs-es

  • Maria Eliete Queiroz Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Gilton Sampaio de Souza UERN
  • Crígina Cibelle Pereira UERN

DOI :

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7902

Mots-clés :

Ensino de língua materna. Gêneros do discurso. Leitura e produção de texto.

Résumé

Algumas questões teóricas e práticas têm marcado os estudos sobre o ensino delíngua nos últimos anos, com destaque para as práticas de letramento, concepçãosociointeracionista da linguagem, diversidade linguística, uso dos gêneros do discurso,produção textual, dentre outros. Neste artigo, o objetivo é analisar aspectos da leitura e daprodução textual com os gêneros do discurso que circulam em salas de aula de língua maternado Ensino Médio e Superior. Esta temática é recorrente nos documentos oficiais e naspolíticas nacionais para o ensino de língua portuguesa, embora continue um tema complexoque ainda provoca debates entre os estudiosos da área. Para dar suporte às questões teóricasdesse trabalho, fundamentamo-nos em estudos de Bakhtin (2006), de Schneuwly e Dolz(1997), dentre outros. A pesquisa apresenta um caráter descritivo e interpretativo, de basequalitativa. O seu universo de estudo é constituído de professores e de alunos do EnsinoMédio e de um Curso superior de Letras/Português. Observamos aspectos do ensinorelacionados às teorias sobre interacionismo na linguagem e sobre os gêneros do discurso;aspectos vinculados à tradição do ensino de português nesses níveis de ensino; e aspectosarticulados às políticas nacionais e aos documentos oficiais sobre o ensino de língua materna.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Eliete Queiroz, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Departamento de Letras Estrangeiras, Línguística

Gilton Sampaio de Souza, UERN

professor do Departamento de Letras Estrangeiras, doutor em linguística e língua portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado em Estudos Comparados (Português-Francês) na Université Paris

Crígina Cibelle Pereira, UERN

professora do Departamento de Letras Vernáculas, doutora (Estudos da linguagem) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Téléchargements

Publié-e

2014-02-07

Numéro

Rubrique

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios