O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7902Keywords:
Ensino de língua materna. Gêneros do discurso. Leitura e produção de texto.Abstract
Algumas questões teóricas e práticas têm marcado os estudos sobre o ensino delíngua nos últimos anos, com destaque para as práticas de letramento, concepçãosociointeracionista da linguagem, diversidade linguística, uso dos gêneros do discurso,produção textual, dentre outros. Neste artigo, o objetivo é analisar aspectos da leitura e daprodução textual com os gêneros do discurso que circulam em salas de aula de língua maternado Ensino Médio e Superior. Esta temática é recorrente nos documentos oficiais e naspolíticas nacionais para o ensino de língua portuguesa, embora continue um tema complexoque ainda provoca debates entre os estudiosos da área. Para dar suporte às questões teóricasdesse trabalho, fundamentamo-nos em estudos de Bakhtin (2006), de Schneuwly e Dolz(1997), dentre outros. A pesquisa apresenta um caráter descritivo e interpretativo, de basequalitativa. O seu universo de estudo é constituído de professores e de alunos do EnsinoMédio e de um Curso superior de Letras/Português. Observamos aspectos do ensinorelacionados às teorias sobre interacionismo na linguagem e sobre os gêneros do discurso;aspectos vinculados à tradição do ensino de português nesses níveis de ensino; e aspectosarticulados às políticas nacionais e aos documentos oficiais sobre o ensino de língua materna.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.