Linguagens na educação de jovens e adultos como problema de hegemonia político-cultural

Auteurs-es

  • Marcia Soares de Alvarenga UERJ
  • Milena Bittencourt Pereira de Medeiros UERJ

DOI :

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16316

Mots-clés :

Linguagens. Educação de Jovens e Adultos. Hegemonia político-cultural

Résumé

Neste artigo buscamos contribuir para a problematização do direito à educação dejovens e adultos trabalhadores, tomando como tensão repercussões e rebatimentos políticos esociais que perpassam processos de leitura e escrita em contexto escolar. A abordagem teóricado artigo está ancorada no enlace entre linguagem oral e escrita como problema de hegemoniapolítico-cultural e, em última instância, como questão de ideologia. Apoiando-nos no diálogocom Antonio Gramsci, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, o artigo teve sua possibilidadematerial de escrita desenvolvida a partir de atividades de produção textual de jovens e adultose em entrevistas realizadas junto a professoras que atuam nesta modalidade de ensino em umaescola pública de periferia urbana, no estado do Rio de Janeiro.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcia Soares de Alvarenga, UERJ

Professora Associada e Procientista da UERJ. Atua na graduação e no Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Milena Bittencourt Pereira de Medeiros, UERJ

Mestranda do Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP / UERJ. Licenciada em Letras – Português/Literatura pela mesma instituição.

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Publié-e

2014-12-28