Linguagens na educação de jovens e adultos como problema de hegemonia político-cultural
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16316Parole chiave:
Linguagens. Educação de Jovens e Adultos. Hegemonia político-culturalAbstract
Neste artigo buscamos contribuir para a problematização do direito à educação dejovens e adultos trabalhadores, tomando como tensão repercussões e rebatimentos políticos esociais que perpassam processos de leitura e escrita em contexto escolar. A abordagem teóricado artigo está ancorada no enlace entre linguagem oral e escrita como problema de hegemoniapolítico-cultural e, em última instância, como questão de ideologia. Apoiando-nos no diálogocom Antonio Gramsci, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, o artigo teve sua possibilidadematerial de escrita desenvolvida a partir de atividades de produção textual de jovens e adultose em entrevistas realizadas junto a professoras que atuam nesta modalidade de ensino em umaescola pública de periferia urbana, no estado do Rio de Janeiro.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.