Propostas para o ensino do Português em contexto internacional baseadas na perspectiva crítica e multimodal
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90552Palabras clave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Crítica Aplicada, Multimodalidade, Português Língua Estrangeira, Análise Crítico-MultimodalResumen
O ensino da língua portuguesa em contextos internacionais objetiva cada vez mais desenvolver competências linguísticas e interculturais, compreendendo as variedades linguísticas dessa língua a partir de reflexões acerca de temas específicos da quotidianidade e dos contextos de uso. Posicionando-se numa visão ética em levar conhecimentos históricos e culturais diante dos discursos da atualidade, o artigo pretende oferecer uma proposta didática baseada em análise crítico-multimodal filiada a três eixos teóricos: Linguística Sistêmico-Funcional nos estudos de Halliday e Hasan (1989), Halliday e Mathiessen (1999), Multimodalidade, com os estudos de Kress; van Leeuwen (2006), e Linguística Crítica Aplicada em Moita Lopes (2006), entre outros estudiosos. A proposta didática foi construída em contexto de ensino do PLE para italófonos, a nível universitário, de conhecimento intermédio e avançado da língua. Com foco numa análise crítico-multimodal, descrevem-se duas sequências de imagens de um vídeo de 7 minutos que trata da temática quilombola, seus participantes e suas falas, seus gestos, posições críticas (linguísticas e visuais) e multimodais (verbovisuais), analisando suas posturas durante a interação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.
