Fronteira, educação e pesquisa
um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80089Resumen
Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações.
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