Manuel Bandeira e o acaso calculado
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7313Palabras clave:
Manuel Bandeira. Lírica moderna. Poesia brasileira.Resumen
Mesmo sem ordenar uma rígida teoria de poesia, Manuel Bandeira reverbera comopoucos na poesia brasileira. Desde a geração que fomentou o primeiro modernismo nos anosde 1920, passando pelos elegíacos de 1930 e 1940, por concretistas e neoconcretistas de 1950e 1960, até a produção febril da atualidade, Bandeira ecoa em artífices moderados e radicais.Esparsas por crônicas, ensaios, memórias, cartas ou poemas, suas reflexões sobre o fazer poético desenham, no entanto, a busca por uma identidade artística orgânica, em diálogo constante com concepções decisivas para a lírica do século XX. Essas cogitações de poeta eestudioso de literatura que foi partem, em geral, de uma tensão de base entre arrebatamento eraciocínio, a qual, desde o período romântico, vem pautando as ações de um número grandede poetas e pensadores da poesia. Tal impasse, entre a poesia de inspiração e a tendência aoformalismo, assunto central do presente artigo, leva em conta, em Bandeira, certos postulados teóricos e poéticos de Stéphane Mallarmé, Paul Valéry e Mário de Andrade. Alguns intérpretes relevantes da obra do bardo serão, além disso, acionados ao longo da discussão, tais como Álvaro Lins, Davi Arrigucci Jr., Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto MendonçaTelles. DOI 10.12957/soletras.2013.7313Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.