Manuel Bandeira e o acaso calculado
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7313Parole chiave:
Manuel Bandeira. Lírica moderna. Poesia brasileira.Abstract
Mesmo sem ordenar uma rígida teoria de poesia, Manuel Bandeira reverbera comopoucos na poesia brasileira. Desde a geração que fomentou o primeiro modernismo nos anosde 1920, passando pelos elegíacos de 1930 e 1940, por concretistas e neoconcretistas de 1950e 1960, até a produção febril da atualidade, Bandeira ecoa em artífices moderados e radicais.Esparsas por crônicas, ensaios, memórias, cartas ou poemas, suas reflexões sobre o fazer poético desenham, no entanto, a busca por uma identidade artística orgânica, em diálogo constante com concepções decisivas para a lírica do século XX. Essas cogitações de poeta eestudioso de literatura que foi partem, em geral, de uma tensão de base entre arrebatamento eraciocínio, a qual, desde o período romântico, vem pautando as ações de um número grandede poetas e pensadores da poesia. Tal impasse, entre a poesia de inspiração e a tendência aoformalismo, assunto central do presente artigo, leva em conta, em Bandeira, certos postulados teóricos e poéticos de Stéphane Mallarmé, Paul Valéry e Mário de Andrade. Alguns intérpretes relevantes da obra do bardo serão, além disso, acionados ao longo da discussão, tais como Álvaro Lins, Davi Arrigucci Jr., Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto MendonçaTelles. DOI 10.12957/soletras.2013.7313Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.