AS TROCAS SURDAS SONORAS NO CONTEXTO DAS ALTERAÇÕES ORTOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2008.4886Resumen
A ortografia tem sido um dos temas mais presentes na questão da alfabetizaçãouma vez que aprender a escrever implica compreender a relação entre sons e letras, ouseja, dominar a forma convencional de escrita das palavras. Neste sentido, o erroortográfico tem se apresentado como um fato preocupante e pouco compreendido nocontexto da aprendizagem da escrita.Procurando aprofundar os conhecimentos a respeito do aprendizado da escrita,em uma pesquisa realizada com 514 alunos de primeira a quarta séries do primeirograu, foi possível analisar o modo como se dá a apropriação do sistema ortográfico nasetapas iniciais da alfabetização, conforme pode ser visto em Zorzi (1998). Este trabalhovoltou-se para a classificação dos erros ortográficos; para a análise dos erros que sãomais comuns na escrita das crianças; para a verificação da ocorrência de cada tipo deerro em cada uma das séries, relacionando-os à apropriação do sistema de escrita e,finalmente, para o acompanhamento da trajetória de tais erros, ou seja, como tendem ase apresentar e serem superados até a quarta série do primeiro grau. Entre tais errosencontramos as chamadas “trocas surdas – sonoras” ou “trocas de natureza auditiva”que, com freqüência significativa, têm causado preocupações e levado os educadores aencaminharem crianças apresentando tal tipo de alteração para tratamentofonoterápico.Descargas
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