AS CONJUNÇÕES SOB UM PRISMA FUNCIONAL
Resumen
O estudo das conjunções, sobretudo nos ensino fundamental emédio, de uma maneira geral, tem deixado de lado uma análise calcadano contexto e no processo de interação verbal entre os indivíduospara se deter em mecanismos que não acrescentam um conhecimentomais amplo ao estudo do idioma. O que as gramáticas normativastêm feito, salvo raras exceções (MATHEUS et alii: 2003), élistar uma infinidade de conjunções vinculadas a uma construção lógico/ semântica, como se disso dependesse todo o estudo da análisedos conectivos. E quando mencionam as aplicabilidades dessas conjunções,em grande parcela das vezes, valem-se de exemplos canônicosretirados de grandes autores da Literatura ou já veiculados emoutras gramáticas. Raramente há discussões críticas acerca de certosempregos, e até mesmo a negação de outras variabilidades.Descargas
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.