AS CONJUNÇÕES SOB UM PRISMA FUNCIONAL
Abstract
O estudo das conjunções, sobretudo nos ensino fundamental emédio, de uma maneira geral, tem deixado de lado uma análise calcadano contexto e no processo de interação verbal entre os indivíduospara se deter em mecanismos que não acrescentam um conhecimentomais amplo ao estudo do idioma. O que as gramáticas normativastêm feito, salvo raras exceções (MATHEUS et alii: 2003), élistar uma infinidade de conjunções vinculadas a uma construção lógico/ semântica, como se disso dependesse todo o estudo da análisedos conectivos. E quando mencionam as aplicabilidades dessas conjunções,em grande parcela das vezes, valem-se de exemplos canônicosretirados de grandes autores da Literatura ou já veiculados emoutras gramáticas. Raramente há discussões críticas acerca de certosempregos, e até mesmo a negação de outras variabilidades.Downloads
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.