Uma aplicação da categoria de pessoa da teoria da enunciação de Émile Benveniste no ensino de leitura

Autores/as

  • Ivana Quintão de Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.19548

Palabras clave:

Enunciação, leitura, objetividade/subjetividade

Resumen

Este artigo, resultado de uma demanda pessoal e também acadêmica, pretende propor atividades escolares de leitura que trabalhem com efeitos de sentido gerados pelas escolhas linguísticas feitas pelo sujeito-escritor. Para tal, elegemos a Teoria da enunciação de Benveniste, no que ela tange à categoria de pessoa, para observarmos como esse sujeito, ao se representar no enunciado, constrói os efeitos de objetividade e subjetividade do texto. Desse modo, entendemos que essas atividades poderão contribuir para que o aluno comece a perceber que, muitas vezes, as palavras e as frases presentes nos textos podem, ao invés de revelar, esconder alguns efeitos que, na verdade, só poderão ser esclarecidos se se extrapolar o enunciado e se fizer uma imersão na enunciação.

Biografía del autor/a

Ivana Quintão de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde março de 2015. Bolsista da Capes na Linha de pesquisa: Teorias do texto, do discurso e da interação. Tem graduação, pós-graduação e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Já atuou como professora-substituta nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e como professora de Português e Redação em escolas da rede particular. Foi professora-titular da Faculdade Paraíso (FAP), no Estado do Rio, nas disciplinas de Linguística, Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Produção textual e Comunicação Empresarial. Tem experiência como preparadora de originais e revisora de textos - livros, periódicos, trabalhos acadêmicos e hipertextos cujos temas pertencem a diferentes áreas do conhecimento. Hoje, atua como professora de Língua Portuguesa e Redação em escola da rede pública de São Gonçalo (RJ).

Publicado

2016-01-25

Número

Sección

Estudios lingüísticos