Uma aplicação da categoria de pessoa da teoria da enunciação de Émile Benveniste no ensino de leitura
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.19548Keywords:
Enunciação, leitura, objetividade/subjetividadeAbstract
Este artigo, resultado de uma demanda pessoal e também acadêmica, pretende propor atividades escolares de leitura que trabalhem com efeitos de sentido gerados pelas escolhas linguísticas feitas pelo sujeito-escritor. Para tal, elegemos a Teoria da enunciação de Benveniste, no que ela tange à categoria de pessoa, para observarmos como esse sujeito, ao se representar no enunciado, constrói os efeitos de objetividade e subjetividade do texto. Desse modo, entendemos que essas atividades poderão contribuir para que o aluno comece a perceber que, muitas vezes, as palavras e as frases presentes nos textos podem, ao invés de revelar, esconder alguns efeitos que, na verdade, só poderão ser esclarecidos se se extrapolar o enunciado e se fizer uma imersão na enunciação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.