“The book is on the table”: sentidos sobre o ensino de língua inglesa na reforma do ensino médio materializados em memes
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79762Palabras clave:
Reforma do ensino médio, MemesResumen
Neste artigo analisamos quais sentidos sobre o ensino de língua inglesa circulam em memes sobre a Reforma do Ensino Médio e quais traços de uma memória funcionam nesse arquivo produzindo representações imaginárias ao ensino dessa língua. Enfatizamos a análise discursiva dos memes que abordam a inclusão obrigatória da língua inglesa no currículo do Novo Ensino Médio (NEM), de modo que selecionamos dois destes memes para compor o corpus da pesquisa que se fundamenta na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD) de linha franco-brasileira. Mobilizamos conceitos de memória discursiva, memória metálica, memória digital e representações imaginárias para a análise. Lançamos linhas que tecem uma historicidade para o ensino de língua inglesa, o qual perpassou por diferentes condições de produção, das quais o digital passou a constituir outras formas de textualidades que produzem sujeitos e sentidos. Foi possível compreender que ao longo dos anos surgiram muitas propostas que colocavam em dúvida a importância das línguas estrangeiras no currículo escolar. Isso se deu devido à necessidade de professores capacitados para conduzir as abordagens e de estrutura adequada. Esse cenário ressoa e se (re)atualiza na memória que emerge das textualidades dos memes produzidos nas condições de formulação e publicação das mudanças do NEM.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.
