Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa

ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica

Autores

  • Glenda Cristina Valim de Melo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Karoline dos Santos Silva Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Tayene Mendonça Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80168

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica