Nós sabemos o que pode um corpo?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82908Palabras clave:
incorporação, percepção autista, pesquisa-criação, filosofia processualResumen
Em entrevista, a artista e filósofa canadense Erin Manning situa a questão do corpo no âmbito de suas pesquisas, desde uma aproximação que privilegia a incorporação a partir de uma mirada pós-humanística e processual. Situado em uma ecologia de relações que lhe dá possibilidade, o corpo é pensado a partir do acontecimento e da dança da atenção que se desenrola entre ambos. O que emerge daí é uma análise relacional e atenta às forças mais-que-humanas que, no caso desta discussão, desemboca em um debate acerca do caráter transindividual da incorporação, com ressonâncias na forma de pensarmos a neurodiversidade e a percepção autista, temas centrais na obra de Manning. Ao debater sobre eles, a pesquisadora também situa seus modos de fazer investigativo, assinalando alguns dos movimentos de seu trabalho que desembocam em um modo de compreender e se aproximar da pesquisa-criação e de conceber o próprio espaço de investigação enquanto ambiente criativo e atento às ecologias de existências que o instauram.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Erin Manning; André Bocchetti, Julia Polessa Maçaira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional