ESTUDANTES, EDUCADORES E PROCESSOS AVALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E TROCAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.72826Palabras clave:
avaliação, educação profissional em saúde, formação em saúdeResumen
Somos um grupo de quatro professores que temos nos dedicado, entre outras coisas, a entender os processos de ensino e aprendizagem de adultos. Entre as questões que estudamos se insere o complexo tema da avaliação. Temos entre nossas preocupações a formação de trabalhadores técnicos para a saúde e os diferentes desafios que se colocam para qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que, em sua maioria, não têm o nível superior e que, em geral, estão afastados dos bancos escolares há algum tempo, o que traz uma certa especificidade em relação a este tema. Além disso, percebemos que, embora a bibliografia sobre este objeto seja bastante densa, quando se trata da avaliação da prática profissional em campos de estágios ou espaços similares, ela é bastante escassa. Esta dimensão, que chamaremos de dimensão da prática, coloca inúmeros desafios para os processos avaliativos que são pouco problematizados mesmo no ensino superior. Dessa forma, este texto pretende ser um relato de nossas experiências de troca com atores envolvidos em um processo de educação profissional em saúde sobre suas experiências de avaliação da prática profissional. Estas trocas aconteceram no âmbito de uma pesquisa sobre o tema. Elas se deram em grupos de discussão com docentes e discentes ocorridos entre os anos de 2019 e 2022.
Citas
BARRIGA, A. D. El examen: textos para su historia y debate. México, Centro de Estudios sobre la Universidad, 1993.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Produção, v. 14, n.3, p. 27-34, set.dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/V76xtc8NmkqdWHd6sh7Jsmq/?lang=pt . Acessado em 26 de Janeiro de 2022.
DEPRAZ, N.; VARELA; F.; VERMERSCH, P. On Becoming aware. Amsterdan-
Philadelphia: John Benjamins Publichining Co., 2003.
ESTEBAN, M. T.; AFONSO, A. J. (orgs.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre, Mediação, 1993.
KASTRUP, V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ.Soc., Campinas, v.26, n.93, p.1273-1288, set.dez.2005. Disponível em
https://www.scielo.br/j/es/a/bG374G5nJQ6jtVgCbb7Vsvb/abstract/?lang=pt .Acessado em: 26 de janeiro de 2022.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo, Cortez, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Interinstitucional Artes de Educar

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional