ESTUDANTES, EDUCADORES E PROCESSOS AVALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E TROCAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.72826Keywords:
avaliação, educação profissional em saúde, formação em saúdeAbstract
Somos um grupo de quatro professores que temos nos dedicado, entre outras coisas, a entender os processos de ensino e aprendizagem de adultos. Entre as questões que estudamos se insere o complexo tema da avaliação. Temos entre nossas preocupações a formação de trabalhadores técnicos para a saúde e os diferentes desafios que se colocam para qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que, em sua maioria, não têm o nível superior e que, em geral, estão afastados dos bancos escolares há algum tempo, o que traz uma certa especificidade em relação a este tema. Além disso, percebemos que, embora a bibliografia sobre este objeto seja bastante densa, quando se trata da avaliação da prática profissional em campos de estágios ou espaços similares, ela é bastante escassa. Esta dimensão, que chamaremos de dimensão da prática, coloca inúmeros desafios para os processos avaliativos que são pouco problematizados mesmo no ensino superior. Dessa forma, este texto pretende ser um relato de nossas experiências de troca com atores envolvidos em um processo de educação profissional em saúde sobre suas experiências de avaliação da prática profissional. Estas trocas aconteceram no âmbito de uma pesquisa sobre o tema. Elas se deram em grupos de discussão com docentes e discentes ocorridos entre os anos de 2019 e 2022.
References
BARRIGA, A. D. El examen: textos para su historia y debate. México, Centro de Estudios sobre la Universidad, 1993.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Produção, v. 14, n.3, p. 27-34, set.dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/V76xtc8NmkqdWHd6sh7Jsmq/?lang=pt . Acessado em 26 de Janeiro de 2022.
DEPRAZ, N.; VARELA; F.; VERMERSCH, P. On Becoming aware. Amsterdan-
Philadelphia: John Benjamins Publichining Co., 2003.
ESTEBAN, M. T.; AFONSO, A. J. (orgs.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre, Mediação, 1993.
KASTRUP, V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ.Soc., Campinas, v.26, n.93, p.1273-1288, set.dez.2005. Disponível em
https://www.scielo.br/j/es/a/bG374G5nJQ6jtVgCbb7Vsvb/abstract/?lang=pt .Acessado em: 26 de janeiro de 2022.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo, Cortez, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Artes de Educar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License