NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45770Palabras clave:
Nomadismo, Currículos, Cotidianos escolares, Filosofia da diferençaResumen
Trata-se de um dos desdobramentos da pesquisa de doutorado que problematiza as relações entre corpo, currículos e cotidianos escolares a partir do campo epistemológico da filosofia da diferença. O estudo propõe pensar as relações de poder-disciplina-controle dos corpos por vias prescritivo-documentais e nas práticas-políticas curriculares tecidas nos cotidianos escolares como desencadeadoras de uma experimentação corpo sem órgãos (CsO) que, por sua vez, tece uma política nômade para o corpo. Ao dialogar com Deleuze e Guattari, Foucault, Kafka e outros intercessores e ao nos agenciar ao corpo metamorfoseado de Gregor Samsa, suspeita-se que resistir e criar são possibilidades dos corpos que transitam pelas escolas praticando um currículo menor.
Citas
BARROS, Gustavo de A; MUNARI, Silvio Ricardo; ABRAMOWICZ, Anete. Educação, cultura e subjetividade: Deleuze e a diferença. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 1, jan./maio, 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2186. Acesso em: 10 set. 2019.
BRITO, Maria dos Remédios. Entre as linhas da educação e da diferença. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 3. ed.São Paulo: Editora 34, 2013.
______. O ato de criação.Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. Disponível em: https://lapea.furg.br/images/stories/Oficina_de_video/o%20ato%20de%20criao%20-%20gilles%20deleuze.pdf Acesso em: 15 set. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed.São Paulo: Editora 34, 2011.v.1
______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed.São Paulo: Editora 34, 2012.v.3.
______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 5
______. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
______. O que é a filosofia?3. ed.São Paulo: Editora 34, 2010.
______. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta,1998.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 3. ed.São Paulo: Paz e Terra, 2015.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GALLO, Silvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana Maria F. de; MARIGUELA, Márcio (org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
______.Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016.
______. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre: Faculdade de Educação da UFRGS, v. 27, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926 Acesso em: 12 set. 2019.
KAFKA, Franz. A metamorfose e o veredicto. Porto Alegre: L&PM, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional