NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45770

Palabras clave:

Nomadismo, Currículos, Cotidianos escolares, Filosofia da diferença

Resumen

Trata-se de um dos desdobramentos da pesquisa de doutorado que problematiza as relações entre corpo, currículos e cotidianos escolares a partir do campo epistemológico da filosofia da diferença. O estudo propõe pensar as relações de poder-disciplina-controle dos corpos por vias prescritivo-documentais e nas práticas-políticas curriculares tecidas nos cotidianos escolares como desencadeadoras de uma experimentação corpo sem órgãos (CsO) que, por sua vez, tece uma política nômade para o corpo. Ao dialogar com Deleuze e Guattari, Foucault, Kafka e outros intercessores e ao nos agenciar ao corpo metamorfoseado de Gregor Samsa, suspeita-se que resistir e criar são possibilidades dos corpos que transitam pelas escolas praticando um currículo menor.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Licenciatura Plena em Física pela UFES (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela UERJ (2008, 2015). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq. Vice-presidente/Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd (2015-2017), membro da diretoria da Associação Brasileira de Currículo/ABdC (2015-2017).

Marina de Oliveira Delmondes

Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFES (2013), Mestrado em Educação pela UFES (2018), Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019-2023).  Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.  Membro do Grupo de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos", coordenado pelo professor Carlos Eduardo Ferraço (UFES).

Citas

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

FERRAÇO, Carlos Eduardo; DELMONDES, Marina de Oliveira. NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 454–474, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45770. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45770. Acesso em: 15 may. 2024.